|

Já está em vigor a Resolução Normativa 478, publicada ontem (20) no Diário Oficial da União (DOU) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que inclui os testes rápidos de covid-19 na lista de coberturas obrigatórias para beneficiários de planos de saúde. A inclusão do exame para detecção de antígeno SARS-CoV-2 (coronavírus covid-19) foi aprovada em reunião extraordinária da diretoria colegiada da ANS.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou nesta quinta-feira (20), a aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos - exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada.

Ipuaçu definiu e divulgou no dia de hoje (19) como será realizada a vacinação contra a covid-19 para as crianças. Neste primeiro momento, o público alvo serão as que possuem de cinco a 11 anos, que apresentem alguma comorbidade. Elas receberão o imunizante da Pfizer, segundo a secretaria de saúde.

Há um ano, em 18 de janeiro de 2021, o estado de Santa Catarina iniciava a maior Campanha de Vacinação da história, a da Covid-19. Naquela data, 144 mil doses da vacina Coronavac chegaram ao território catarinense e os três primeiros moradores de Santa Catarina foram vacinados com a primeira dose.

As primeiras vacinas contra a Covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos chegaram ao Brasil às 4h45 desta quinta-feira, dia 13. A remessa com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Do montante, Santa Catarina vai receber 38.280 doses (3,19%), segundo informou a Agência Brasil. A previsão é que o Brasil receba ainda em janeiro um total de 4,3 milhões de doses da vacina. A remessa de hoje é a primeira de três que serão enviadas ao país.

Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.

Para ser vacinada, a criança deve ir aos postos de vacinação acompanhada dos pais ou responsáveis ou levar uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

Informações Oeste Mais Foto Alex Sandro/Tv Brasil

A província canadense de Quebec, a segunda mais populosa do país, planeja fazer com que adultos que se recusam a tomar vacina contra a covid-19 paguem uma "contribuição de saúde". A medida deverá estimular o debate sobre direitos individuais e responsabilidade.

O primeiro-ministro canadense, François Legault, disse, em entrevista nessa terça-feira (11), que a proposta, cujos detalhes ainda estão sendo definidos, não se aplicaria àqueles que não podem ser vacinados por razões médicas.

Pessoas não vacinadas prejudicam as demais, e o Ministério das Finanças da província está determinando quantia "significativa" que os moradores não vacinados seriam obrigados a pagar, disse Legault, acrescentando que o valor não seria inferior a 100 dólares canadenses (US$ 79,5).

Governos em todo o mundo têm estabelecido restrições de movimento aos não vacinados, mas um imposto abrangente sobre todos os adultos nessa condição pode ser medida rara e controversa.

Embora a cobrança possa ser justificada no contexto de emergência de saúde, sobreviver a provável contestação judicial dependerá dos detalhes, disse Carolyn Ells, professora de medicina e ciências da saúde da Universidade McGill.

Ela mnifestou surpresa com o fato de o governo dar um passo tão "dramático" agora, quando ainda restam opções para expandir a obrigatoriedade de vacinas.

Províncias do Canadá enfrentam aumento exponencial de casos de covid-19, que tem forçado dezenas de milhares de pessoas ao isolamento e sobrecarregado o sistema de saúde.

A variante Ômicron, altamente transmissível, dificultou contenção da disseminação, e especialistas em saúde alertam para a importância de se vacinar com duas ou três doses.

Informações Agência Brasil Foto Reeuters/Jakub Porzycki/ Direitos Reservados

Página 1 de 74
© 2020 Rádio Clube São Domingos-SC. Todos os Direitos Reservados.