Geral

TRE-SC lança “Você Vê” para fiscalizar o uso dos recursos públicos nas eleições 2022

acaert2

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE/SC promoveu nesta segunda-feira (25) o lançamento da iniciativa “Você Vê – Recursos Públicos em Campanha”. A ação tem como objetivo estimular a população no combate à corrupção, fiscalizando as contas dos candidatos nas Eleições 2022. Entre fundo partidário e fundo especial, são mais de R$ 6 bilhões em recursos públicos destinados ao financiamento das campanhas eleitorais no Brasil, valor superior ao orçamento anual de 99% dos municípios do país.

““O tema financiamento das campanhas eleitorais é esfera de atuação prioritária da Justiça Eleitoral. E, mais do que isso, é de interesse público evidente e sua regularidade é anseio de toda a sociedade, principalmente quando recursos públicos tão vultuosos foram a elas destinados”, disse o presidente do TRE-SC, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, ao abrir o evento.

O lançamento da iniciativa do TRE/SC foi marcado pela apresentação de uma carta de compromisso pela ética e transparência e contra a corrupção no financiamento das campanhas eleitorais de 2022. Diversas entidades assinaram o documento, entre elas a ACAERT. “Já estamos fazendo a nossa parte, com a veiculação de nova fase do ‘Jeito Catarinense’, campanha que traz reflexão sobre conceitos de corrupção. A ACAERT e suas emissoras associadas estão fortemente envolvidas na campanha da justiça eleitoral”, destacou o presidente da entidade, Silvano Silva.

Entre as entidades signatárias da carta de compromisso, também estão o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Tribunal de Contas, Associação dos Magistrados, Universidade Federal, partidos políticos e associações empresariais.

Todas as informações sobre a ação Você Vê e as regras sobre o uso de recursos públicos pelas campanhas estão disponíveis no site do TRE de Santa Catarina.

A CAMPANHA

A campanha Você Vê busca a promoção da ética e da transparência na destinação dos recursos públicos que financiam as campanhas eleitorais no pleito de 2022. Para isso, congrega entidades da sociedade civil, partidos políticos, candidatas e candidatos, advogados, contadores, doadores, fornecedores e eleitores na luta contra a corrupção no financiamento de campanhas, tendo em vista o alto volume de recursos envolvidos, principalmente públicos.

acaert2

Carta de Compromisso

Veja abaixo as instituições que assinaram a Carta de Compromisso Pela Ética e Transparência e Contra a Corrupção no Financiamento das Campanhas Eleitorais de 2022, até o momento:

• Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (ACAERT)
  • Associação Catarinense de Imprensa (ACI)
  • Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI)
  • Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC)
  • Centrais Elétricas de Santa Catarina
  • Conferência Americana de Organizações Eleitorais Subnacionais pela Transparência Eleitoral (CAOESTE)
  • Conselho Regional de Administração (CRA)
  • Conselho Regional de Contabilidade do Estado de SC
  • Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina