Programa RaízesPrograma Raízes

Retirada de servidores cedidos ao Corpo de Bombeiros causa o fechamento de quartel em Faxinal dos Guedes

15/03/19 – SEXTA-FEIRA

Depos de cinco anos atuando, o quartel do Corpo de Bombeiros de Faxinal dos Guedes vai cessar as atividade e atendimentos a comunidade.

De acordo com o Major BM Grigulo o Prefeito, Gilberto Angelo Lazzari, encaminhou na primeira semana de março um oficio ao comando do Corpo de Bombeiros, solicitando a retirada dos servidores cedidos pela administração para a corporação.

Ainda segundo o Major, são dois bombeiros civis que atuam como motoristas junto ao Corpo de Bombeiros e que, a partir da sexta-feira (15), não mais prestarão serviços a corporação. Com a retirada dos profissionais o efetivo reduzido é insuficiente para atender as demandas com o sistema de escalas de trabalho e descanso. Dessa forma, as portas do quartel serão fechadas e os atendimentos, tanto em Faxinal dos Guedes quanto Vargeão, passarão a ser de responsabilidade da unidade do Corpo de Bombeiros de Xanxerê.

O Major também destaca que a justicativa apresentada pela administração faxinalense é a necessidade de motorista junto à secretaria de saúde e também no parque de maquinas, tendo em vista de que um dos bombeiros civis cedidos tem qualificação para operar o maquinário da prefeitura. Grigulo salienta que é uma grande perca para a comunidade. Ele efatiza ainda que além dos trabalhos prestados, existe a perca com os investimentos em qualificação e capacitação destes dois profissionais que são retirados da equipe.

Os dois servidores são aptos para atuar tanto no combate a incêndios quanto na prestação de atendimentos pré-hospitalares.

Por: Felipe Valgoi

Informações e foto: Ronda Policial