Rádio Clube está entre os finalistas do Prêmio Fatma de Jornalismo

25/11/2017 – SÁBADO

Foi divulgado nesta sexta-feira (24), os finalistas da 10ª edição do prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental. A Rádio Clube São Domingos está entre os quatro selecionados, representando a regional de Chapecó. A reportagem, intitulada O desafio da co-gestão no Parque Estadual das Araucárias, foi produzida pelos repórteres Keli Camiloti e Felipe Valgoi.

Neste ano, foram 92 inscritos. A premiação reconhece as melhores matérias jornalísticas sobre meio ambiente publicadas na imprensa catarinense em cinco categorias: mídia impressa, telejornalismo, radiojornalismo, internet e fotojornalismo. Os vencedores serão conhecidos durante jantar de premiação no dia 7 de dezembro, em Florianópolis. Os vencedores estaduais em cada categoria ganham R$7 mil e o segundo lugar R$3 mil.

A décima edição do Prêmio teve como novidade a criação de duas categorias, a de radiojornalismo e telejornalismo, que até então competiam entre si. Para o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, a evolução do Prêmio ao longo dos anos mostra a força do jornalismo ambiental em Santa Catarina.

O diretor Administrativo da Engie Energia, patrocinadora do Prêmio, Júlio César Lunardi, ressalta a qualidade dos trabalhos inscritos. “Somos parceiros do Prêmio Fatma desde a primeira edição porque acreditamos no jornalismo como ferramenta fundamental de educação e valorização ambiental”, afirma.

O Prêmio é patrocinado pela Engie Energia e conta com apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina.

FINALISTAS RADIOJORNALISMO

Regional Blumenau – Evelásio Vieira – Uma cidade que tem a natureza na sua história – Rádio Clube de Blumenau

Regional Caçador – Juciele Marta Baldissarelli – Capivaras urbanas: A necessidade da convivência harmônica entre pessoas e animais – Rádio Vitória AM

Regional Chapecó – Keli Camiloti e Felipe Valgoi – Grimpeiro –  O desafio da co-gestão no Parque Estadual das Araucárias – Rádio Clube São Domingos

Regional São Miguel do Oeste – Marcos Meller – Saúde pelo Ralo – Rádio Peperi

REPORTAGEM

A reportagem “O desafio da co-gestão no Parque Estadual das Araucárias”, produzida pelos repórteres Keli Camiloti e Felipe Valgoi, possui 3 minutos e 59 segundos. Ela conta a história do Grupo Grimpeiro, que faz a co-gestão do Parque Estadual das Araucárias, de São Domingos, e relata de forma simples e literária as dificuldades que o grupo enfrentou e as lutas que venceram até tornar o Parque uma grande referência estadual de turismo ecológico.

Fonte: Fatma / www.clubesd.com.br / Keli Camiloti