Programa Atualidades

Rádio Clube entre as melhores do Estado, no prêmio IMA de Jornalismo Ambiental

06/12/2018 – QUINTA-FEIRA

Na noite da última terça-feira, foi realizada no Hotel Majestic, em Florianópolis, a solenidade de entrega de premiação do 11º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental. Na categoria de radiojornalismo, representando a regional de Chapecó, a Rádio Clube São Domingos conquistou o primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo. No Estado, a emissora ficou em quarto lugar. A reportagem “Programa de Protetor Ambiental: há 19 anos formando cidadãos conscientes e preocupados com a natureza”, foi produzida pela jornalista Keli Camiloti e pelo repórter Felipe Valgoi.

Para o diretor da Rádio Clube São Domingos, Fábio Bigolin, o momento é de grande alegria e satisfação. São 34 anos de emissora, que se preocupa em produzir materiais de qualidade, ressaltando o que há de melhor no município e na região, como a reportagem inscrita no prêmio deste ano.

PRÊMIO IMA

Assim como a instituição que, desde dezembro de 2017, passou a ser Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em substituição à Fatma – Fundação do Meio Ambiente – o prêmio também ganha novo nome e identidade visual, porém mantém o conceito, reconhecer e premiar os trabalhos jornalísticos que destacam a valorização do meio ambiente, especialmente, por meio da educação ambiental.

Ao longo de 10 anos, o Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental se consolidou como um dos mais importantes concursos do segmento. A partir da 11ª edição, agora como Prêmio IMA, busca crescer mais ainda no intuito de valorizar a atuação dos veículos de comunicação que, por meio de reportagens e notícias, divulgam e difundem as atividades e iniciativas que são fundamentais para a conscientização e preservação dos recursos naturais.

REPORTAGEM

O Programa de Protetor Ambiental, conhecido também como PROA, teve sua primeira turma em Santa Catarina no ano de 1999. Desde então, vem despertando nos jovens o amor pela natureza e a consciência de preservar a fauna e a flora. Em São Domingos, temos uma grande riqueza natural, que é o Parque Estadual das Araucárias, e que precisa de jovens engajados na sua preservação. Na reportagem, você acompanha um pouquinho da história de duas jovens são-dominguenses, uma que participou do PROA em 2007 e a outra que participou da edição deste ano. Porém, as duas possuem um objetivo em comum: lutar na defesa da fauna e da flora.

Por Keli Camiloti