Programa Sandro Cristiano

Defesa Civil emite alerta para temporais localizados em Santa Catarina

13/03/2019 – QUARTA-FEIRA

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas na manhã de hoje, sobre a possibilidade de temporais localizados. A probabilidade deles ocorrerem é a partir do meio dia, até às 23h de hoje, em todas as regiões.

A previsão é de pancadas de chuva com descarga elétrica, moderada a forte em alguns momentos, com totais horários de 30 a 50 milímetros. O risco é para temporais isolados, com rajadas de vento acima dos 60 km/h e queda de granizo. O sistema é de baixa pressão no litoral do Rio Grande do Sul, que intensifica a convecção em Santa Catarina.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Por Keli Camiloti