Programa RaízesOração da Tarde (Padre Igor Damo)

Cigerd é inaugurado em Xanxerê

12/03/2018 – SEGUNDA-FEIRA

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Xanxerê foi entregue à comunidade na última sexta-feira (09). De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Morateli Moratelli, o CIGERD é muito mais que uma ferramenta de gestão. Segundo ele, é um local onde em época de normalidade ou situações de crises, as decisões serão tomadas.

A estrutura possui cerca de 160 metros quadrados e foi construída com nove módulos de ferro galvanizado. O CIGERD é auto-suficiente, capaz de permanecer operando mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha.

No total foram investidos cerca de R$ 853.082,57.  O projeto foi colocado em pratica graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Prefeitura de Xanxerê que cedeu o terreno.

Para o coordenador regional de Defesa Civil, Luciano Peri, o Centro regional busca justamente integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios abrangentes. “Com isso podemos melhorar e preparar as cidades para o enfrentamento das situações de crise”, disse.

O Centro Regional é parte de um projeto inovador, onde referencias internacionais em funcionalidade foram utilizadas para que exista praticidade na construção de uma defesa civil assertiva. Para a elaboração do conceito foram utilizadas  referencias adquiridas através de trocas de experiências com outros países, a exemplo do Japão.

O CIGERD Regional de Xanxerê atende os 20 municípios das Associações dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e dos Municípios do Noroeste Catarinense (AMNOROESTE) São eles: Abelardo Luz, Bom Jesus, Coronel Martins, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, Lajeado Grande, Marema, Novo Horizonte, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Vargeão, Xanxerê, Xaxim.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do CIGERD Regional de Lages, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.

Fonte: Defesa Civil / Fotos: Rudimar Antunes / www.clubesd.com.br / Keli Camiloti