No Ar
Programa RaízesPrograma Raízes
Escute a Rádio Ao Vivo
49 3443 6190
Curta nossa páginaFacebook

Alistamento militar obrigatório pode ser feito pela internet

CompartilheCompartilhe no FacebookImprimir

10/01/2018 – QUINTA-FEIRA

 

Os jovens brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos em 2018, já podem fazer o alistamento militar obrigatório. A partir deste ano, para os cidadãos inscritos no Cadastro de Pessoa Física (CPF), o alistamento para o Serviço Militar será realizado, prioritariamente, pela internet. O prazo vai até 30 de junho deste ano.

 

Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode se apresentar diretamente à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de onde mora, levando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), duas fotos 3×4 recentes e comprovante de residência. Caso more no Exterior, o cidadão deverá procurar os consulados ou embaixadas do Brasil. O período para alistamento teve início em 1º de janeiro de 2018.

 

A expectativa do Ministério da Defesa é de que cerca de 1,8 milhão de cidadãos façam o alistamento e em torno de 100 mil sejam incorporados em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

 

Após o alistamento realizado, o jovem acompanhará, no mesmo site, a evolução nas demais fases do processo seletivo, podendo ser encaminhado à seleção geral ou ser dispensado da prestação do Serviço Militar.

 

O alistamento é obrigatório e quem não o faz está sujeito a multa, fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público, obter carteira profissional, ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino ou receber prêmios.

 

Fonte: Diário Catarinense / www.clubesd.com.br / Keli Camiloti

 

Enviar por e-mail