No Ar
Programa RaízesPrograma Raízes
Escute a Rádio Ao Vivo
49 3443 6190
Curta nossa páginaFacebook

Agentes Comunitárias de Saúde passam por treinamento em São Domingos

CompartilheCompartilhe no FacebookImprimir

11/02/2019 – SEGUNDA-FEIRA

 

Na última semana, as Agentes Comunitárias de Saúde de São Domingos participaram de treinamentos e capacitações quanto às visitas domiciliares e o uso do sistema informatizado com o auxílio dos tablets. Além disso, foram repassadas as instruções sobre o funcionamento correto do sistema de informação oficial do Ministério da Saúde, o E-SUS, e o manuseio do sistema municipal.

 

As agentes participaram ainda, de uma capacitação sobre a retomada da utilização dos tablets no cadastramento, acompanhamento e registro imediato das visitas domiciliares. Também participaram de uma palestra sobre a implantação do sistema de esgotamento sanitário em São Domingos e o seu funcionamento.

 

As enfermeiras de cada grupo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) repassaram inúmeras informações a respeito do trabalho das agentes de saúde junto aos grupos, destacando atividades como campanhas de vacinação, ética profissional, sigilo médico, saúde da mulher, saúde da criança, saúde do idoso, entre outros.

 

Na sexta-feira (08), a secretária de saúde, Juliana Dutra do Prado, abordou a legislação que regulamenta a função das agentes comunitárias de saúde, além das novas atribuições e mudanças impostas pela atualização do Programa Nacional de Atenção Básica (Pnab).

 

Juliana salientou a importância das agentes de saúde na qualidade do atendimento a população. “As nossas agentes têm um papel fundamental na Atenção Básica, visto que são a ponte entre os usuários e a política de saúde pública. São elas que identificam os problemas diretamente nas casas e os trazem até as equipes de saúde da família, agilizando e humanizando o processo de atendimento na saúde”, afirma.

 

Por Keli Camiloti

Informações e foto Ascom PMSD

 

Enviar por e-mail